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Ansiedade & atividade física

💡Você sabia que praticar atividade física com frequência traz vários benefícios a pessoa que convive com a ansiedade e a depressão? Não só essas psicopatologias, como dentre outras, transtornos de humor e transtornos de personalidade. 💡Procuro psicoeducar o paciente a respeito da ansiedade e também, orientá-lo a praticar exercício físico. Além de estar ajudando o […]

💡Você sabia que praticar atividade física com frequência traz vários benefícios a pessoa que convive com a ansiedade e a depressão? Não só essas psicopatologias, como dentre outras, transtornos de humor e transtornos de personalidade.

💡Procuro psicoeducar o paciente a respeito da ansiedade e também, orientá-lo a praticar exercício físico. Além de estar ajudando o corpo, ajuda a mente. Através da atividade física, você pode cuidar da sua respiração, conseguir manter o foco em si [email protected] e dar uma pausa nos pensamentos acelerados.

💡Muitos pacientes dizem “mas eu não gosto de academia ou caminhadas”. Comece aos poucos, devagar e logo, você começará a gostar e sentirá falta quando não ir. Eu também não gostava de academia, mas hoje, eu inseri a atividade física na minha rotina e pude perceber a melhora na minha qualidade de vida.

🔎 A atividade física traz melhorias a função cognitiva. Produz aumento no transporte de oxigênio para o cérebro, a síntese e a degradação de neurotransmissores, liberação de serotonina e a diminuição da viscosidade sanguínea.

🔎 A nível psicológico, ocorre a diminuição da ansiedade, melhora na autoestima e na cognição, além de reduzir o estresse.

🔎 A prática regular de atividade física para pessoas que tem ansiedade, traz benefícios importantes, como: regulação do sono, diminuição da instabilidade de humor e uma melhora significativa nos aspectos cognitivos como a memória e a aprendizagem.

🙋🏻‍♀️ E você, o que tem feito para manejar a sua ansiedade e cuidar do seu corpo? Me conta nos comentários

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📖 Referência: Efeitos psicofisiológicos do exercício físico em pacientes com transtorno de ansiedade e depressão.

📖 Referência: A importância do exercício físico aeróbio no controle da ansiedade.

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